Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Jornal Folha Cidade | 20 de janeiro de 2018.

Scroll to top

Top

Sem Comentários

Biblioteca da Unesp disponibiliza equipamentos para garantir acessibilidade

Biblioteca da Unesp disponibiliza equipamentos para garantir acessibilidade
Da redação

Aparelhos que lêem em voz alta, lupas eletrônicas, além de alterações no espaço físico do local facilitam rotina de usuários

A biblioteca da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Ilha Solteira disponibiliza a partir do início deste primeiro semestre novos serviços de inclusão e acessibilidade à informação. Conforme o diretor do setor, João Josué Barbosa, “as instalações passaram por adequações com totem, piso e mapa tátil para pessoas com deficiência visual; modificações do balcão de atendimento para a entrada de cadeirantes; além de treinamentos dos colaboradores para orientar melhor todos os portadores de necessidades especiais”.

O local recebeu ainda equipamentos adaptados para leitura em voz alta e lupas eletrônicas capazes de aumentar as letras dos textos, facilitando a rotina de estudos de pessoas com algum tipo de deficiência visual. Segundo o diretor, bibliotecas adaptadas semelhantes são encontradas apenas em universidades de municípios a 300 km de Ilha Solteira.

“O intuito das adequações é minimizar as dificuldades que alguns portadores de necessidades apresentam, permitindo que, discentes, docentes, servidores e comunidade em geral, tenham acesso aos produtos e serviço da biblioteca da melhor maneira possível, pois todos têm direito de acesso à informação”, explica Barbosa.

Serviços podem ser utilizados pela comunidade  

O serviço é destinado às pessoas com deficiência, da comunidade interna e comunidade externa da Unesp, respeitando o regulamento da biblioteca. Os usuários, uma vez cadastrados no sistema da biblioteca e comprovando a deficiência, poderão utilizar os equipamentos específicos para manejo e leitura de documentos, segundo o diretor. “Além disso, também poderão fazer uso de uma senha pessoal e intransferível para acessar obras disponibilizadas em uma Biblioteca Digital Acessível (BDA) que está atualmente em fase de estudo de implantação”, ressalta Barbosa.

Tags

Compartilhe nas Redes Sociais


Comente com o Facebook


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/focuspro/public_html/jornalfolhacidade/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273