Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Jornal Folha Cidade | 30 de outubro de 2014.

Scroll to top

Top

Sem Comentários

Edinho Araújo apresenta projeto que cria Universidade Federal do Noroeste Paulista

Edinho Araújo apresenta projeto que cria Universidade Federal do Noroeste Paulista
Da redação

Na Câmara, deputado citou a importância de oferecer cursos superiores gratuitos adequados à demanda do mercado da região

Foi protocolado na quarta-feira (12), na Câmara Federal, o projeto de lei 7.118/14, de autoria do deputado Edinho Araújo (PMDB-SP), que autoriza a criação da UFNP (Universidade Federal do Noroeste Paulista). A instituição de ensino superior terá como objetivos a oferta de vagas em cursos gratuitos, além do fomento à pesquisa e à extensão universitárias em diversos setores, voltadas para o desenvolvimento sustentável da região.

“Entendo que é hora da nossa região ser contemplada com cursos superiores gratuitos, adequados à vocação econômica regional e às novas demandas do mercado”, destacou o deputado ao apresentar o projeto.

Na justificativa, Araújo explicou que a região Noroeste de São Paulo ocupa “quase um quarto da área do Estado e reúne cerca de 250 dos 645 municípios paulistas”, onde vivem quase três milhões de pessoas. A região tem como cidade pólo São José do Rio Preto, de 420 mil habitantes, e engloba as microrregiões de Mirassol, Catanduva, Barretos, Araçatuba, Votuporanga, Fernandópolis, Jales e Santa Fé do Sul e municípios das regiões vizinhas de Ribeirão Preto, Araraquara e Presidente Prudente.

Instituição será alternativa para cursar ensino superior público

Edinho Araújo citou ainda que Rio Preto é um conhecido pólo universitário, atendendo a mais de 35 mil estudantes, muitos deles vindos de outros centros em busca dos cursos de graduação, pós-graduação e tecnológicos.

“Mas a maioria dos cursos ofertados está nas instituições privadas de ensino. No segmento público, Rio Preto abriga e Famerp (Faculdade de Medicina e Enfermagem), um campus da Unesp (Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho) e a Fatec (Faculdade de Tecnologia), ligadas ao governo de São Paulo. Os jovens do Noroeste de São Paulo que precisam cursar uma universidade pública não têm muitas alternativa”, justificou o parlamentar.

Embora muitos considerem o Estado de São Paulo bem suprido em relação a cursos superiores federais, a distribuição das vagas e dos campus é desigual entre as regiões administrativas do Estado de São Paulo, e a região Noroeste é uma  das mais prejudicadas, conforme dados do MEC (Ministério da Educação).

“Esperamos que a nossa proposta possa ser apreciada em breve por esta Casa e, desde já, peço o apoio dos nobres colegas para realizarmos esse grande sonho da população do Noroeste Paulista. A região ressente-se da falta de uma grande universidade pública federal, que tenha cursos voltados à sua vocação regional”, afirmou o deputado em pronunciamento na Tribuna da Câmara Federal.

A proposta tramitará nas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; Educação; Finanças e Tributação; e pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.

 

 

Compartilhe nas Redes Sociais


Comente com o Facebook

Comente no Formulário abaixo


2 × = dezesseis


Navegue entre as Notícias

Adobe Lightroom 5 Serial Number Generator

Best Vines

Adobe Fireworks CS6 Numéro de série Générateur

Adobe Acrobat XI Numéro de série Générateur

Adobe PhotoShop CS6 Serial Number Generator

BINAURAL BEATS MEDITATION AID

Adobe Photoshop CS6 Numéro de série Générateur

Cute Kittens

Adobe Lightroom 5 générateur de numéro de série

Adobe FireWorks CS6 Serial Number Generator

gay social networking

Android Applications Free

Funny Video

android apps

528 Hz Delta Binaural Beat