Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Jornal Folha Cidade | 27 de abril de 2017.

Scroll to top

Top

Sem Comentários

Entrevista: Claudia Pimentel

Entrevista: Claudia Pimentel
Da redação

Universitária fala sobre o grupo “Por Um Futuro Melhor”, que reúne cerca de 20 voluntários de Ilha Solteira

“Se todos fizerem sua parte, podemos mudar muito”

Jornal Folha Cidade: Você mora em Ilha Solteira há quanto tempo?

Claudia: Me mudei pra Ilha no início de 2013. Atualmente estou no meu quarto semestre de Engenharia Elétrica na Unesp (Universidade Estadual Paulista).

Jornal Folha Cidade: Como surgiu a ideia de desenvolver projetos sociais em Ilha Solteira?

Claudia: Na verdade esse grupo que mantemos hoje iniciou em 2012, por iniciativa da Lucianne Vieira, que fez Engenharia Civil aqui em Ilha Solteira. Ela encabeçou um grupo de alunos que também não concordavam com a situação de extrema pobreza na qual vivem milhões de pessoas… Na época, a Lucianne conheceu a ONG TETO – que existe em toda América Latina – e constrói casas de emergência pra famílias de extrema pobreza em comunidades carentes.

Jornal Folha Cidade: De que forma isso é feito na prática?

Claudia: A ONG tem vários tipos de construção. Uma delas é a construção envolvendo diretamente as famílias. Um grupo de 7 a 10 pessoas compram uma casa (atualmente custando R$5.500,00) e elas mesmas vão ajudando a construir, reformar… O grupo de voluntários do qual fazemos parte hoje nasceu com o intuito dos participantes comprarem uma casa e irem construir com a família na grande São Paulo. Mas, além disso, atualmente também temos projetos de ações sociais voltadas para Ilha Solteira.

Jornal Folha Cidade: Hoje vocês contam com quantos integrantes para desenvolver essas ações?

Claudia: Contamos com aproximadamente 20 integrantes voluntários. Além da casa de emergência que citei, desenvolvemos ações locais, como doações para a ACAFISA (Associação Centro de Apoio Familiar de Ilha Solteira) e coletas solidárias – arrecadações de dinheiro que destinamos aos projetos sociais.

Jornal Folha Cidade: O grupo também tem ações em outras cidades?

Claudia: Sim, as casas de emergência são construídas na grande São Paulo, pois precisamos do apoio da ONG TETO – que é relativamente nova e, por enquanto, só abrange centros urbanos maiores. Além disso, fizemos recentemente uma doação ao Lar dos Idosos “Paulo de Tarso”, em Selvíria (MS), onde percebemos uma grande necessidade de ajuda financeira.

Jornal Folha Cidade: De que forma interessados em colaborar com o grupo podem participar de projetos sociais?

Claudia: Podem nos contatar pelo grupo no facebook: “Voluntários – Por um futuro melhor”. Nossas reuniões costumam ser às segundas-feiras às 18h15.

Jornal Folha Cidade: Vocês sentem dificuldade de mobilizar novos voluntários em Ilha Solteira?

Claudia: Na faculdade estamos com uma grande aceitação, percebo que eles querem mudar também nossa realidade. Se todos fizerem sua parte, podemos mudar muito! O voluntariado tem esse poder de transformação.

 

Compartilhe nas Redes Sociais


Comente com o Facebook


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/focuspro/public_html/jornalfolhacidade/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273