Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Jornal Folha Cidade | 19 de novembro de 2017.

Scroll to top

Top

Sem Comentários

Entrevista: Subtenente Márcio Carneiro da Silva

Entrevista: Subtenente Márcio Carneiro da Silva
Da redação

Subtenente Márcio Carneiro da Silva

“Imprudência ainda é a maior causa de acidentes”

“Precisamos entender a natureza das ocorrências para conscientizar a população e preveni-las”. Em entrevista ao jornal Folha Cidade, o subtenente Márcio Carneiro da Silva, do 20º GB (Grupamento de Bombeiros) de Pereira Barreto, fala sobre o levantamento de ocorrências graves feito no município e sobre ações educativas realizadas na cidade.

Folha Cidade: Com que frequência é realizado o levantamento de ocorrências em Pereira Barreto?

Subtenente Carneiro: Este levantamento é feito a cada seis meses e leva em conta todas as ocorrências graves atendidas pelos Bombeiros no dado semestre. O último que fizemos foi referente ao último semestre do ano passado, a partir da RAC – Reunião de Análises Críticas.

Folha Cidade: E de que forma este estudo é feito?

Subtenente Carneiro: As ocorrências atendidas pelos Bombeiros são lançadas no SIOPM (Sistema de Informações Operacionais da Polícia Militar) e ali ficam registradas. No levantamento realizamos um estudo “caso a caso”, analisando a natureza das ocorrências graves atendidas pela Grupamento, o local onde elas aconteceram, quais tipos de veículos estavam envolvidos, entre outros fatores.

Folha Cidade: Neste último levantamento, foram apontados os locais mais ‘problemáticos’ de Pereira Barreto?

Subtenente Carneiro: A avenida Jonas Alves de Mello – que é a principal via de circulação da cidade – ainda é um dos locais com maior incidência de ocorrências. É uma via referencial para Pereira Barreto, com muito fluxo. No entanto, o levantamento nos apontou a seguinte situação: alguns dos acidentes registrados como ocorridos na Jonas Alves de Mello, na verdade, aconteceram em outras vias. Isso se deu por problemas técnicos no momento do registro da ocorrência; houve casos em que o sistema não aceitava determinadas localizações. A partir do levantamento, diagnosticamos estes problemas e solicitamos ajustes no Sistema de Informações. Ainda assim, podemos dizer que a Avenida concentra grande parte dos acidentes, que aconteceram, em sua maioria, por imprudência.

Folha Cidade: Alguma semelhança entre as ocorrências graves?

Subtenente Carneiro: Foram 28 acidentes graves envolvendo carros e 16 envolvendo motocicletas. A grande semelhança entre as ocorrências é que quase sempre há imprudência na ação de um ou mais envolvidos. Falta consciência de direção defensiva.

Folha Cidade: A Corporação tem algum tipo de ação educativa sendo desenvolvida em Pereira Barreto?

Subtenente Carneiro: Nós temos desenvolvido campanhas educativas de trânsito, abordando motoristas, frisando a importância da conscientização de todos. O que vemos, no entanto, é que as pessoas entendem, ouvem, mas não obedecem. O motorista que se envolve em um acidente geralmente tem a informação do que é correto, porém não a coloca em prática. Por exemplo, no período do Carnaval – que foi relativamente tranquilo, pois não tivemos festas grandes na cidade – flagramos muitos condutores embriagados no trânsito. O indivíduo sabe do risco, sabe que é proibido e tem informações sobre a Lei Seca, só que ainda assim dirige alcoolizado. Então vemos que realmente falta o bom senso, a consciência.

Mas nós vamos continuar com as campanhas, pois acreditamos neste processo contínuo de conscientização e educação para o trânsito.

 

Compartilhe nas Redes Sociais


Comente com o Facebook


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/focuspro/public_html/jornalfolhacidade/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273