Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Jornal Folha Cidade | 17 de agosto de 2016.

Scroll to top

Top

Sem Comentários

Estudantes ocupam prédio central da Unesp

Estudantes ocupam prédio central da Unesp
Da redação

Manifestantes acampados no local desde a noite de domingo (13) são contra expulsão de 49 alunos do alojamento da instituição, em Ilha Solteira, devido a baixo rendimento acadêmico

Cerca de 80 estudantes da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Ilha Solteira ocupam o campus central da instituição desde a noite de domingo (13), para protestar contra a expulsão de alunos da moradia estudantil por baixo rendimento acadêmico e reivindicar melhorias para acadêmicos que dependem da assistência. Segundo nota do Comando da Ocupação, 49 pessoas terão que deixar o alojamento da instituição nesta semana, sob justificativa de que não teriam no mínimo 70% de aprovação nas disciplinas cursadas.

Os manifestantes ressaltam que a maioria dos estudantes assistidos pela moradia estudantil veio de escola pública e de fato necessita do auxilio para concluir a graduação. “Sabemos que a atual educação pública brasileira não forma estudantes minimamente preparados para cursar o ensino superior. Além disso, esse rendimento acadêmico fica mais comprometido quando além de estudar (muitas vezes em período integral), esses alunos precisam também trabalhar, dificultando inclusive o acesso à pesquisa”, informaram em carta à comunidade.

Entre as reivindicações do movimento de ocupação estão a permanência dos estudantes expulsos no alojamento, a avaliação socioeconômica de todos os alunos calouros que necessitam de assistência, além de alterações no regimento interno a fim de que direitos básicos como moradia e alimentação sejam garantidos aos acadêmicos.

A assessoria da Unesp informou que a diretoria se reunirá com os manifestantes para discutir a pauta de reivindicações ainda nesta semana e divulgará nota de esclarecimento. A expulsão dos alunos citados pelos manifestantes, ainda segundo a assessoria, está respaldada em normas que regem o programa de Moradia Estudantil da instituição e são de conhecimento dos acadêmicos assistidos.

Foto: Divulgação – Ocupação Unesp

Tags

Compartilhe nas Redes Sociais


Comente com o Facebook


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/focuspro/public_html/jornalfolhacidade/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273