Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Jornal Folha Cidade | 25 de setembro de 2017.

Scroll to top

Top

Sem Comentários

Governo de SP afirma que Ilha e Castilho não perderão arrecadação

Governo de SP afirma que Ilha e Castilho não perderão arrecadação
Rafael Martins - Editor Chefe

Secretários não explicaram de onde virá a receita compensatória


Nesta quarta-feira comitivas de Ilha Solteira e Castilho realizaram audiência com os secretários da Fazenda, Renato Villela, e de Energia, João Carlos Meirelles, para tratar da manutenção dos recursos do ICMS para os municípios.

Durante o encontro os secretários afirmaram que os municípios não serão prejudicados com perda na arrecadação do ICMS, mesmo que as sedes das usinas sejam realmente transferidas para municípios do Mato Grosso do Sul. Entretanto, não foi esclarecido de onde nem e de que forma virão os repasses.

Esta informação já havia sido dada pelo governador Geraldo Alckmin durante sua recente passagem pela região Noroeste do Estado, que atendeu a reivindicação feita pelo deputado Itamar Borges e os prefeitos e vereadores de Ilha e Castilho.

“Após a notícia que circulou na imprensa da região, que as sedes das usinas seriam alteradas, os prefeitos me procuraram e aproveitamos a passagem do governador pela região para expor o problema e reforçar a reivindicação dos municípios pela manutenção dos recursos. Felizmente o governador foi sensível ao problema e designou os secretários da Fazenda e de Energia para solucionar a questão”, afirmou o deputado Itamar.

O secretário da Fazenda Renato Villela afirmou que o Estado tomará as providências para garantir que os recursos do ICMS continuem sendo repassados para os municípios. “Os municípios não serão prejudicados e esta reunião serve também para que os administradores municipais tenham esta tranquilidade”, afirmou.

João Carlos Meirelles, secretário de Energia, informou que o Governo do São Paulo continuará buscando meios para que as sedes das usinas sejam mantidas em São Paulo. “É uma questão estratégica. Foi São Paulo que construiu as usinas e continuaremos lutamos para manter suas sedes aqui. Conversaremos com a empresa vencedora do leilão e também com o Governo Federal”, informou.

A posição do secretário é acompanhada também pelo deputado Itamar Borges. “Continuaremos esta luta para manter as sedes das usinas. Pela questão histórica e por tudo que elas representam para os municípios, que surgiram e se desenvolveram com a construção das hidrelétricas. Este pleito conta com o apoio dos deputados da Assembleia Legislativa, e também da bancada de deputados federais do nosso Estado, dos senadores, do Governo do Estado. Será uma luta de todos”, finalizou.

Participaram da reunião o deputado Itamar Borges; os secretários Renato Villela (Fazenda) e João Carlos Meirelles (Energia); os deputados federais Fausto Pinato e Arlindo Chinaglia; o presidente da CESP, Mauro Arce; o chefe de gabinete da Secretaria de Energia, Castelo Branco; os prefeitos Joni de Castilho e Bento de Ilha Solteira; além de vereadores e lideranças dos dois municípios.

Compartilhe nas Redes Sociais


Comente com o Facebook


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/focuspro/public_html/jornalfolhacidade/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273