Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

Jornal Folha Cidade | 27 de abril de 2017.

Scroll to top

Top

Um Comentário

Projeto leva poesia e rap às salas de aula

Projeto leva poesia e rap às salas de aula
Da redação

Ação organizada pelos jovens Caio Augusto, Hugo Henrique – do grupo UzMlk’s Mc’s – e Well Rodrigues – da banda Naturaleasy – conta com apoio da professora Edilva Bandeira, presidente do Conselho Municipal de Cultura


Dialogar com crianças e adolescentes, realizar oficinas artísticas e unir poesia e rap em uma ação cultural dentro das escolas ilhenses. Estes são alguns dos objetivos do projeto PNE – Poesia nas Escolas, que começa a ganhar espaço nas salas de aula do município. Organizada pelos jovens Caio Augusto, 20, Hugo Henrique, 21, (ambos do grupo UzMlk’s Mc’s) e Well Rodrigues, 22, (da banda Naturaleasy), a iniciativa nasceu de uma visita dos músicos à EE (Escola Estadual) ‘Arno Hausser’, feita, à princípio, para divulgar o trabalho musical feito por eles em Ilha Solteira.

“Só não imaginávamos que iria dar uma repercussão tão boa. Achei muito interessante a forma como nos receberam”, conta Hugo Henrique. A professora destaca que a reação positiva dos alunos foi realmente “acima da média”. “Os meninos arrasaram. Cantaram muito bem, interagiram com os estudantes, conversaram. Foi um momento de aprendizado para todos. Algumas meninas até choraram! (risos)”, recorda Edilva.

Depois da experiência, surgiu a idéia de levar a ação adiante. “Me juntei com meus colegas que tocaram comigo na escola e falei ‘nós podíamos levar isso um pouquinho mais além’. ‘Mas como?’, questionamos. Daí pensamos em fazer um projeto para levar música, poesia, ritmos e tudo mais até às escolas da cidade”, conta. “Passamos para a Edilva e ela adorou. Sugeriu, começou a ajudar. Daí colocamos nome no projeto, fizemos um logo e começamos a correr atrás do que precisava para continuar”, completa Hugo.

No dia 23 de maio, os jovens participaram da Semana Literária Regional da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) ‘Aparecida Benedito Brito da Silva’, desenvolvendo uma oficina de Literatura de Cordel e Rap por meio do PNE. “Os alunos interagiram, se interessaram muito pelo que o projeto – e os meninos – tem a oferecer. Foi o segundo encontro de muitos que virão, sem dúvida”, avalia a professora Edilva.

“Vemos a grandiosidade do rap e a dimensão que a música pode tomar na vida de uma criança”

Durante o encontro, os pequenos estudantes cantaram junto com os músicos e participaram ativamente da oficina musical. No final, formaram fila para pedir autógrafos. “Não tenho nem o que falar das crianças. Elas estão nos recebendo esplendidamente bem, de uma maneira que nunca imaginei que seria. Nunca pensei que um garotinho tão novo pudesse realmente parar e entender uma música nossa a ponto de falar ‘tio, me ajuda a fazer uma também?’. Aí que vemos a grandiosidade do rap e a dimensão que a música pode tomar na vida de uma criança”, afirma Hugo.

De acordo com a professora Edilva, o projeto será desenvolvido por meio de oficinas de composição, bate-papos e shows que serão realizados quinzenalmente em várias escolas de Ilha Solteira. A próxima a receber uma ação do PNE deverá ser a EE ‘Urubupungá’, mas ainda não há data confirmada. “Eles estão muito animados e isso é muito contagiante. Com certeza será um projeto que surpreenderá e mostrará muita coisa boa a comunidade ilhense”, pontua a professora.

No Facebook

Saiba das novidades do projeto pelo link www.facebook.com/pages/PNE-Poesia-nas-Escolas/801516906528275?fref=ts

Conheça UzMlk’s Mc’s www.facebook.com/UzMlks?fref=ts

 

Compartilhe nas Redes Sociais


Comente com o Facebook


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/focuspro/public_html/jornalfolhacidade/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273